terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O que pode acontecer quando você pede um café e te trazem agua tônica e um doce ?



   Em um fim de tarde, vindo do trabalho para minha casa, encontrei próximo ao metrô uma cafeteria, que eu conheço de passagem, sem nunca ter entrado. Parei em frente, a atendente cumprimentou-me. Enquanto sentei a pequena distância do balcão, postou-se ao lado de mim, anotou o pedido, e saiu para trazer meu café.

   Quando retornou, trouxe dentro da bandeja uma pequena taça com água tônica, uma xícara com café e um doce. A verdade é que eu só vim para tomar o café da tarde, pela primeira vez não soube o que fazer, para com esse gesto, esse costume da casa. Mais por vergonha de demonstrar em não saber, comecei a engolir desajeitado, rápido, porque precisava sair depressa, não tanto, por causa de minha obtusidade, mas por não conseguir reagir de maneira natural a surpresa daquela mudança de rotina.

   Quem tem boca vai a Roma, e boca no meu caso é insistência em obter resposta da pessoa certa. Decidir voltar no mesmo estabelecimento e solicitar outro café, antes porem, perguntar o modo correto de digerir a bebida, não aguentava mais a ansiedade de saber logo essa verdade através da atendente, para eu, a pessoa certa que podia socorrer-me.

   A atendente séria, fitou em mim os olhos, convidou-me a esperar. Quando voltou com a bandeja eu ainda estava tentando adivinhar o que ela ia agora dizer. Esta, agora risonha, foi logo dizendo que eu primeiro teria que beber a água tônica para limpar as papilas gustativas e assim apreciar melhor o sabor do café, o doce era apenas um agrado, um extra, poderia ser comido antes. Compõe apenas o visual de apresentação, mas não tem relevância na degustação do café.

   Comecei mal e acabar bem era gratificante.

0 comentários:

Postar um comentário

by icores. Tecnologia do Blogger.

Sobre este Blog

Independente, ácido, subversivo e informativo.

    © Designer e Sites Template by iCores Designer e Sites 2015

Back to TOP